Por que sentimos mais fome no inverno?


Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Nesses últimos dias o clima esfriou por aqui e isso me fez questionar: Por que sentimos mais fome no inverno? Vocês já perceberam que durante o frio a vontade de comer fica maior?

Eu, particularmente, sinto muita fome em dias frios. Minha vontade é viver de sopas, chás e comidinhas bem quentinhas. Quem aí também se sente assim?! ( Bate aqui o/ rs)

O que acontece é que o nosso organismo é programado geneticamente para se adaptar às mudanças ambientais, como o frio e o calor, para garantir nossa sobrevivência. E para aquecer os órgãos internos e manter o equilíbrio térmico durante o frio, o corpo aumenta o apetite. E é aí que sentimos aquela vontade de comer alimentos mais quentes e calóricos.

Mas, a pergunta que não quer calar é: 'O que posso fazer para não ganhar peso durante esses períodos?'

O primeiro passo é saber a sua quantidade de ingestão calórica diária, para assim poder mantê-la durante o inverno. Ter um diário de alimentação pode te ajudar nesse quesito. Aqueles aplicativos que contam calorias podem ser ótimos aliados também. É importante continuar comendo as mesmas quantidades, para não aumentar o peso.

Frio e sopa são a combinação perfeita, mas atenção, não é porque é sopa que pode se comer à vontade, afinal a sopa possuí calorias como qualquer outro alimento. Também é preciso tomar cuidado com os caldos cremosos, pois geralmente são preparados com creme de leite e são muito calóricos. Prefira sempre as sopas com mais legumes e verduras e menos carboidratos. 




O consumo de salada diminui durante o inverno, uma boa dica é preparar os legumes e verduras no vapor ou refogados, assim você se alimenta de uma forma mais saudável, com a sensação de estar aquecido. As frutas podem ser assadas no forno ou consumidas na forma seca.


Já quando se trata das bebidas alcoólicas, o consumo torna-se maior durante os períodos de frio, o que consequentemente aumenta a quantidade de calorias ingeridas. Lembre-se que a moderação é essencial, pois cada grama de álcool fornece 7 calorias. O vinho tinto é uma opção saudável, pois possui propriedades antioxidantes que fazem bem à saúde.


Outra boa dica é consumir alimentos integrais, massas, pães, arroz, aveia, porque além de serem ricos em fibras, promovem maior saciedade.


Quando for comer massas, prefira molhos naturais de tomate ou a bolonhesa, molhos brancos costumam ser muito calóricos, uma sugestão é prepara-los com leite desnatado.



Lembre-se também de beber água, pois isso é fundamental para manter o corpo e a pele hidratados, além de evitar algumas doenças. Consumir frutas como laranja, melão, melancia, e legumes como alface, chuchu e pepino, são boas opções, pois são alimentos ricos em água. Outra dica que pode ajudar é investir nos chás, principalmente os naturais sem adição de açúcar ou adoçante. Apesar dessas dicas é muito importante beber água em sua forma natural, mesmo sem sentir sede. Se você quiser mais dicas de como se manter hidratado, clique aqui.


Ter uma alimentação equilibrada e praticar atividade física é imprescindível para saúde em qualquer época do ano.


Se cuidem,
Beijinhos!

2 comentários:

  1. Uhu, você voltou! <3
    Caramba, muito interessante esse post, sempre me perguntava sobre isso.
    Aqui no Rio o inverno quase não existe, mas esse ano ele caprichou no friozinho e isso aumentou a minha vontade - quase incontrolável - de doces. Em vez de me jogar no chocolate optei por comer tapioca de frutas e deu muito certo. Só tenho que me policiar em relação a água, pois não tenho tomado muita.
    Beijos, não suma novamente! <3

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos poucos estou voltando Bella, resolvi ir no meu tempo sabe?!
      Fiquei feliz em te ver por aqui e por saber que gostou do post, espero ter ajudado de alguma forma. :D

      Beijinhos! ♥♥♥

      Excluir

Instagram

Últimos tweets

Google+ Followers