A importância de beber água!


Oi pessoal, tudo bom com vocês? Espero que sim!

Vocês sabiam que aproximadamente 65% do nosso corpo é composto por água? Sim, mais da metade do nosso corpo é água! Isso não é incrível? Por isso, ela é essencial para a vida!



Então resolvi falar alguns dos benefícios de se manter sempre hidratado. Vamos ver?

Além de hidratar, a água regula diversas funções no organismo e é usada em diferentes processos químicos e metabólicos. Uma pessoa normal perde em média 2,5 litros de água por dia, isso sem fazer nenhum exercício intenso. Se houver atividade física e muito suor, esse gasto pode aumentar até um litro. Por esse motivo, os médicos recomendam reforçar a ingestão de líquidos, principalmente nos dias de calor.



Muitas pessoas pensam que só devem ou precisam beber água quando sentem sede, mas esse é um pensamento equivocado. É muito importante beber água o dia inteiro e não apenas quando se tem sede. Quando sentimos sede é porque o nosso organismo já está precisando repor água e o ideal é que essa reposição seja permanente. Sentir sede em excesso também pode ser um sinal de problema e, por isso é preciso estar atento e se for o caso, procurar um médico para investigar.


Aí vocês vão me perguntar: Mas, como eu faço para saber a quantidade correta que devo consumir de água?

É muito simples, basta multiplicar seu peso corporal por 0,03.


Por exemplo:
70kg x 0,03 = 2,1 Litros.

Lembrando que esse cálculo é feito de maneira geral e a necessidade de água varia de pessoa para pessoa, dependendo também do clima e se a pessoa prática alguma atividade física.

Um segredinho para vocês saberem se estão bebendo água suficiente é observar a cor do xixi. Isso mesmo! Quanto mais clarinho ele estiver melhor! Vou deixar uma tabelinha aqui em baixo para ajudar vocês.


A boa notícia para as pessoas que, assim como eu não gostam de beber água pura, é que ela não é a única opção quando se trata de atender às necessidades de líquidos. Algumas bebidas podem contribuir para a nossa necessidade de líquidos, como café, chá, suco natural de frutas, caldo, água de coco, suco de vegetais, bebidas esportivas e leite com baixo teor de gordura. É importante lembrar que essas bebidas são validas desde que sejam sem adição de açúcar e que a água é a "bebida original" e deveria ser a nossa primeira escolha, mas o café ou chá puro também são bons.


Outra boa dica para quem sente dificuldade em beber água pura é fazer aquelas águas aromatizadas. O modo de preparo é bem simples, basta adicionar alguns pedaços de frutas, ervas ou condimentos em uma jarra de água. O ideal é que isso seja feito durante a noite e que você deixe a jarra na geladeira até o dia seguinte, assim garante que a água adquira os nutrientes e sabores dos alimentos. E depois é só coar a água e beber!


Se as informações que passei até agora ainda não foram suficientes para convencê-los sobre a importância de beber rigorosamente a quantidade necessária de água diariamente, deixarei alguns motivos abaixo.

15 bons motivos para consumir mais água durante o dia:

- Controla a pressão sanguínea.
- Aumenta a resistência física.
- Previne cãibras.
- Protege o coração.
- Previne a formação de pedras nos rins.
- Auxilia no bom funcionamento do intestino.
- Protege os olhos.
- Regula a temperatura corporal.
- Desintoxica o corpo.
- Melhora a circulação sanguínea.
- Auxilia no controle de peso.
- Reduz a retenção de líquidos.
- Mantém a pele bonita e jovem.
- Combate acne, estrias e celulite.
- Evita dores de cabeça.


Desde que comecei mudar meus hábitos alimentares me cuido para beber a quantidade ideal de água. E gente, faz toda diferença! Então vou deixar minhas dicas preferidas para não esquecer de beber água. A primeira dica é ter um copo ou garrafinha com água sempre por perto, assim você está sempre olhando para a água e não esquece. Outra dica bacana é usar aqueles aplicativos para celular que te lembram de beber água, o que mais acho legal é que a maioria deles já fazem o cálculo de acordo com o seu peso e ainda te lembram de beber água. Agora se você quer algo ainda mais prático, pode por exemplo, programar o despertador do celular para despertar a cada 1 hora e aí quando ele tocar você bebe um copo de água. E para quem vive na rua ou na estrada é sempre bom ter uma garrafinha na bolsa, assim você não fica sem água! 


É isso pessoal, espero ter ajudado!

O que vocês fazem para lembrar de tomar água regularmente? Me contem nos comentários, vou adorar trocar dicas com vocês!


E não esqueçam de beber água, hein?!

Beijinhos! ;*


Fontes de pesquisa:
http://www.tuasaude.com/beneficios-de-beber-agua/
http://mulhercomsaude.com.br/saude-da-mulher/hidratacao-conheca-a-importancia-de-beber-muita-agua/
http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/cinco-motivos-para-beber-agua.htm
http://drauziovarella.com.br/noticias/cinco-bons-motivos-para-nao-deixar-de-tomar-agua/
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/01/agua-compoe-ate-60-do-corpo-e-e-usada-em-todas-reacoes-quimicas.html
http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/13051-12-motivos-para-consumir-mais-agua-durante-o-dia
http://noticias.r7.com/saude/esperar-sentir-sede-para-beber-agua-nao-e-ideal-diz-especialista-22032013

"As informações e sugestões  aqui contidas são de caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas e outros especialistas."

2 comentários:

  1. Nossa que legal é bem difícil ver esses tipos de post, Parabéns <3


    http://blogdapripriu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri, que bom que você gostou flor!
      Obrigada pela visita!
      Beijinhos! ;*

      Excluir

Instagram

Últimos tweets

Google+ Followers