Outubro Rosa - Abrace essa causa




Olá pessoal! Tudo bem por aí? Aqui está tudo bem, graças a Deus.
O assunto de hoje é super sério. Hoje vim falar de saúde! E como diz o velho ditado "é melhor prevenir do que remediar", não é mesmo?!
Só quem já passou por isso ou conhece alguém que tenha passado sabe o tamanho do sofrimento que o câncer pode causar na vida de uma pessoa. Eu perdi minha avó materna muito cedo, depois de tanto ela lutar contra o câncer de mama. Por isso sei da importância da prevenção e da detecção precoce da doença.
Vocês provavelmente já ouviram falar do Outubro Rosa, mas vocês sabem o que ele é? Ou como e por que ele surgiu? Vou contar tudo para vocês!

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990 quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York, para estimular a participação da população feminina no controle do câncer de mama, e desde então é promovido anualmente na cidade. Entretanto, apenas em 1997 que outras entidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover ações no mês de outubro, voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença. Atualmente o movimento já é realizado em vários lugares do mundo.




Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.


 A iluminação em rosa nos monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não existem informações oficiais, de como, quando e onde foi efetuada pela primeira vez.  

Cristo Redentor - Rio de Janeiro.
Jardim Botânico - Curitiba.
London Eye - Londres.
Sydney Opera House - Sydney.
Torre de Pisa - Pisa.
Torre Eiffel - Paris.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Obelisco do Ibirapuera - São Paulo.
É muito importante que nós mulheres, independente da idade, conheçamos nossos corpos para saber o que é normal ou não em nossas mamas.


Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), “além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade. Esses exames podem ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. No Brasil, as orientações para detecção precoce do câncer de mama são:
Mulheres de 40 a 49 anos
Realizar o exame clínico das mamas anualmente.
Mulheres de 50 a 69 anos
Realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos.
Mulheres com risco elevado para câncer de mama (caso na família de câncer de mama masculino; ter parente de primeiro grau [mãe, irmã, filha] que teve câncer de mama antes dos 50 anos; parente com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade).
Conversar com o seu médico para avaliação do risco e decidir a conduta a ser adotada.”



Aqui em Itu haverá uma programação especial promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria da Saúde, com apoio da ONG + Vida – Centro de Apoio ao Portador de Câncer, da OncoItu – Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia e do Plaza Shopping Itu, que realizará ações durante o mês de outubro visando alertar a importância da prevenção ao câncer de mama. Se você é de Itu e quer conferir a programação, acesse o site: www.itu.com.br .

Lembre-se sempre de que fazer o auto-exame é uma boa forma de se conhecer e se prevenir! E a partir dos 21 anos de idade é indicado que se faça mensalmente o auto-exame 7 dias após o início da menstruação, que é quando as mamas estão sem inchaço e dores.


Faça parte desse movimento pela vida e deixe seu dia a dia mais cor-de-rosa vestindo o laço ou uma roupa rosa, compartilhando essa ação nas redes sociais, enfeitando sua casa ou seu local de trabalho com algo rosa.


Vamos espalhar essa mensagem do bem? Juntos somos mais fortes!!!

Beijinhos e se cuidem! ;*

Um comentário:

  1. Isso mesmo, é importante conscientizar essa mulherada! Tem post no Deu a Louca na Amélia falando do Outubro Rosa também! <3

    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Instagram

Últimos tweets

Google+ Followers