10 alimentos que previnem o câncer! | Outubro Rosa





Oi gente! Como vocês estão?
A melhor forma de cuidar da saúde é se alimentar bem e corretamente. Isso não é novidade nenhuma, não é mesmo? Já dizia Hipócrates "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio". 
Como outubro é o mês mundial de combate ao câncer de mama, achei que seria legal falar aqui alguns alimentos que podem prevenir essa doença. Eu já contei aqui no blog o que é o Outubro Rosa, quem ainda não viu, vai lá dar uma olhadinha que têm muitas informações importantes. Além dos exames periódicos e da prática regular de exercícios cuidar da alimentação é uma maneira de manter a saúde em dia. 

Então vamos ao que interessa, os alimentos que são nossos aliados na prevenção do câncer!



1• Soja
A soja e seus derivados, como o leite de soja e o queijo de soja (tofu), contêm nutrientes em sua composição chamados fitoestrogênio. Esse nutriente é similar ao hormônio estrogênio natural, produzido pelo corpo das mulheres, sendo que a mais conhecida é a isoflavona. A isoflavona diminui o crescimento das células cancerígenas e  os fitoestrógenos são ótimos agentes antioxidantes e anti-inflamatórios.



2• Brócolis
O brócolis é rico em uma substância chamada sulforafano, também presente na couve-flor e alguns vegetais. O sulforafano é um importante auxiliar na prevenção e tratamento de tumores, isso porque ele consegue destruir apenas as células cancerígenas, deixando intactas as demais células saudáveis. Para obter os benefícios inclua o vegetal pelo menos 3 vezes na semana em sua alimentação. 


3• Cenoura
A cenoura contém uma substância chamada carotenoide, que combate os radicais livres, que quando em excesso, levam à mutações celulares capazes de originar um câncer. E não é só isso, o caroteno tem um efeito preventivo sobre a propagação de células do câncer. Acerola, abóbora e manga são outras boas fontes desse nutriente.



4• Romã
As romãs são uma excelente fonte de antioxidantes, anti-virais e anti-tumorais. Elas possuem 3 vezes mais antioxidantes que o vinho e o chá verde. Além disso contêm vitaminas, tais como a Vitamina A, Vitamina C, Vitamina E e ácido fólico. A romã também é uma excelente fonte de flavonoides. Pessoas que têm alto risco de câncer de próstata e câncer de mama devem começar a beber o Suco de Romã, que irá ajudá-los a reduzir o risco de desenvolver câncer. O consumo regular de Romã pode reduzir os níveis de PSA (Antígeno Prostático Específico) no corpo e ajudar na luta contra as células cancerígenas existentes.



5• Especiarias (pimenta preta e curry)
Especiarias, como pimenta preta e curry, podem atuar na diminuição do aparecimento de células cancerígenas sem danificar as células saudáveis da mama. O efeito se dá pelos polifenóis, antioxidantes que possuem ação anti-inflamatória.



6• Uva
Fonte de polifenóis, a casca e a semente da uva são outros bons aliados no combate aos efeitos dos radicais livres. Para prevenção do câncer, entretanto, não é recomendado obter o nutriente bebendo vinho, pois o álcool pode anular os efeitos anticancerígenos do alimento. 



7• Chá verde
Queridinho entre as pessoas que estão de dieta, o chá verde não ganha destaque só por acelerar o metabolismo e evitar a formação de coágulos nas artérias. O chá verde também contém compostos de polifenóis (antioxidantes) que têm propriedades quimio-protetoras. Eles demonstraram a capacidade de inibir o crescimento de células cancerosas e induzir a morte da célula do câncer. O consumo do chá verde pode reduzir o risco de câncer do colo-retal e do estômago, câncer de próstata, câncer de mama, do fígado, da vesícula biliar, pâncreas, pulmão e esofágicas.


8• Framboesa
Algumas frutas vermelhas, como a framboesa e a amora, possuem antocianinas, que são fitonutrientes anticancerígenos que detêm o crescimento das células malignas. Além disso são ricas em Vitamina C, flavonoides e fibras, essenciais ao bom funcionamento do organismo.



9• Alho
Um dos mais populares temperos usados na cozinha, o alho também é um vegetal com substâncias que previnem o câncer. Além das propriedades anti bacterianas, o alho também ajuda eliminar toxinas e a bloquear a ativação dos carcinógenos. 
Segundo a OMS, para obter os benefícios anticancerígenos do alho, é preciso que ele seja consumido nas seguintes dosagens:
 2-5 gramas de um dente crú
• 2-5 mg na forma de óleo
0,4-1,2 gramas em pó
300-1000 mg do extrato



10• Tomate
Rico em licopeno, substância que protege contra a oxidação celular, o tomate é mais um aliado no combate ao câncer. Um estudo mostrou que ingerir quatro porções de tomate por semana, pode reduzir em 40% o risco de câncer de próstata. Você pode adicioná-lo em sua alimentação através dos molhos, purês de tomate, tomate fresco para salada ou tomate seco.

Fica muito mais fácil e gostoso cuidar da saúde quando os alimentos são preparados com amor. Então é só soltar sua imaginação na cozinha e acrescentar esses ingredientes para ter sucesso na receita! 

Afinal a paixão pela vida começa com a sua saúde, então cuide-se!

Um super beijo e até a próxima! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram

Últimos tweets

Google+ Followers