10 dicas para não DETONAR sua dieta!




Olá pessoal, como vocês estão? 

Como um dos principais assuntos que pretendo tratar aqui é o Bem Estar de um modo geral, nada mais justo que o primeiro tema seja relacionado à isso não é mesmo? 
Como eu já disse anteriormente, trabalho como Coach do Bem Estar ajudando as pessoas a alcançarem seu peso ideal.
Então hoje vou dar 10 dicas para não detonar sua dieta! 

Preparados? Vamos às dicas:



1• Pense antes de comer.
É isso mesmo, parece bobo, mas é muito importante pensar antes de comer. Assim você evita comer o que aparece pela frente. Estar consciente do que vai comer te ajuda a fazer boas escolhas. Uma boa dica é ter um diário de alimentação (onde você anota tudo o que comeu durante o dia), você irá pensar duas vezes antes de comer qualquer besteirinha, pois terá que anotar no seu diário. Por isso tenha calma e pense bem antes de abrir a geladeira ou o armário da dispensa!


2• Se coloque em Primeiro lugar.
Você, sua saúde e seu bem estar tem quer ser prioridade na sua vida. Coma quando tiver fome e coma o que te apeteça, e não o que alguém te oferece ou pressiona a comer. Peça a cooperação de todos e prepare-se para dizer não e manter sua opção. Não espere que sua família troque pizza por salada da noite para o dia, isso pode demorar meses e até mesmo anos. Estabeleça pequenas metas a cada mês, como substituir o arroz branco pelo integral, substituir os molhos industrializados para salada por temperos naturais, substituir frituras por assados ou cozidos, diminuir o consumo de açúcar e sal, aumentar a ingestão de água, etc. Essas pequenas mudanças irão fazer muita diferença na sua saúde e de sua família futuramente.


3• Seja honesto.
Não se engane! Informe-se, leia rótulos, observe o tamanho das porções, prefira alimentos que não forneçam mais que 3 gramas de gordura para cada 100 calorias. Não pense que frequentar a academia três vezes por semana te dá o direito de comer o que quiser. Lembre-se que até uma bala tem calorias, por isso muito cuidado e atenção, podem ser pequenas coisas que estão atrapalhando o seu controle de peso. Nunca comemore de estômago vazio, antes de ir para uma festa, faça uma refeição leve e saudável, assim evitará cometer abusos. 



4• Troque batatas fritas por brócolis.
Bastaria você dobrar seu consumo atual de frutas, verduras e legumes para colocar-se no caminho certo de uma boa alimentação. Vários estudos afirmam que as pessoas que consomem grandes quantidades de frutas e hortaliças têm mais chances de emagrecer e manter o novo peso. Se você não gosta de vegetais, não desista. Comece incluindo apenas uma porção diária e aumente gradualmente até chegar ao mínimo de cinco porções diárias. Distribua o consumo ao longo do dia (ex.: duas porções em cada refeição e uma em cada lanche). Tenha frutas sempre à mão, no supermercado compre frutas e legumes que você possa carregar na bolsa para fazer um lanche ou petiscar quando estiver com fome. Pratique a nutrição disfarçada, camuflando legumes e frutas na sua dieta, coloque cenouras e abobrinhas no molho, legumes nas sopas, alface e tomate nos lanches, prepare sucos com frutas e legumes, sirva na sobremesa salada de frutas com calda de laranja e um fio de mel, ou sua fruta predileta misturada em seu iogurte predileto.


5• Tenha um plano de dieta.
Você precisa de um plano específico para alcançar seus objetivos. Tenha em mente o seu objeitivo final e a partir disso trace suas metas.
Seja realista, ao planejar uma estratégia, pergunte-se: "Posso fazer isso para o resto da vida?" De nada adianta ter o melhor plano do mundo se você não consegue segui-lo. A dieta é parte da sua vida, por isso você precisa de um plano que contemple esse grande panorama.
Algumas estratégias que podem te ajudar:
-Abasteça a cozinha e a geladeira com ingredientes e alimentos saudáveis.
-Tenha sempre na bolsa um lanche saudável.
-Sente-se sempre em um lugar adequado para fazer as refeições, como a mesa de jantar.
-Mastigue devagar.
-Evite usar a comida como recompensa, agrado ou terapia. Liberte-se do "Eu mereço".
-Cerque-se de pessoas que apoiam seu novo estilo de vida.
Agora que você já tem um plano e estratégias, chegou a hora de pôr em prática. As pessoas que fizeram dietas bem sucedidas praticam os novos hábitos dia após dia. O segredo do sucesso é a persistência.


6• Jogue fora suas desculpas.
Quais são suas desculpas? Todos nós temos as nossas. Se você não consegue se lembrar de nenhuma, tente dizer a si mesmo: "Vou começar uma dieta segunda-feira sem falta." E observe as vozes que começam a aparecer em sua  cabeça tentando justificar por que você não pode, tais como: "Tenho que esperar passar aquela festa do próximo fim de semana", "Não tenho tempo para ir à academia", "Meu marido não me ajuda", "Não consigo abrir mão da happy hour com os amigos". Existem formas simples de resolver esses obstáculos. Agora que você já identificou suas desculpas, é hora de enfrentar a realidade, abandone as desculpas e assuma o controle da sua vida, da sua dieta e dos seus exercícios.

7• Não faça da comida o seu consolo.
O principal motivador das recaídas em uma dieta é o fator emocional, especialmente o estresse. Toda vez que os sentimentos afloram, nossa tendência é perder o controle sobre a alimentação.
Comemos para comemorar e para lamentar, para animar e relaxar. Tentar se consolar ou acalmar os nervos com comida traz ainda mais estresse para sua vida, não só aumentando uns quilinhos na balança mas também sabotando seu desejo de ter uma alimentação saudável.
Comer os alimentos certos nas horas certas te ajudará a ter energia, "clarear a mente" e controlar o peso. Atividade física regular, apoio da família e dos amigos e sono adequado são outros aliados no combate do mau humor e queda de energia. Diminuir o consumo do café e do açúcar, aumentar a ingestão de água e fazer uma suplementação de vitamínas e minerais influenciará positivamente no seu humor e na sua saúde.


8• Não existe solução rápida e milagrosa. 
Se você quer emagrecer de forma duradoura, não existe milagre, vai ter que suar a camisa e pagar o preço. Será preciso uma transformação pessoal. Faça pequenas mudanças, como: aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, substitua os carboidratos refinados por carboidratos provenientes  de grãos integrais, faça um café da manhã completo, faça lanches saudáveis entre as refeições principais, beba mais água, se exercite pelo menos 5 vezes na semana. Você também pode incluir seus alimentos preferidos na dieta, de modo que não se sinta privado. De vez em quando sirva-se de um pedaço de bolo ou uma taça de sorvete, se quiser, coma seu chocolate todos os dias, mas limite a quantidade a dois pedaços e não à barra inteira. Parece loucura, mas funciona e é assim que fazemos aqui em casa. A palavra-chave é moderação, uma extravagância ou duas por semana não irá prejudicar sua dieta, mas ir além disso pode ser sua ruína.


9• Não beba sua boa forma.
As calorias dos líquidos se acumulam muito rápido. É como se o contador de calorias do cérebro, que nos avisa quando comemos o suficiente, esquecesse de contar as calorias dos líquidos. Ignorar as calorias das bebidas é uma armadilha que muitas vezes prejudica nossa saúde e perda de peso. 
Os refrigerantes são um problema sério por terem muito açúcar, por isso são considerados como principais causas da obesidade. Pessoas que bebem refrigerantes consomem cerca de 200 calorias a mais por dia, e não é à toa, considerando que uma lata da bebida tem em média dez colheres de chá de açúcar. Já o álcool é quase tão calórico quanto a gordura, com 7 calorias por grama. Um drinque médio fornece cerca de 150 calorias, mas se você adicionar misturas adocicadas ou cremosas, pode triplicar as calorias. Refrigerantes podem ser consumidos de vez em quando, um ou dois por semana e não um por dia. Já o álcool deve-se limitar a um drinque (150ml de vinho, 350ml de cerveja, 50ml de licor) por dia. Mais uma vez a moderação é uma grande aliada. 
Lembre-se que a água é a bebida perfeita. Essencial para o organismo, é o nutriente mais importante da nossa dieta. Dependemos dela para hidratar os tecidos, manter as funções corporais, prevenir a fadiga, dor de cabeça, pedra no rim e infecção no trato urinário. Os mecanismos de sede são diferentes dos da fome, muitas pessoas confundem sede com fome, então da próxima vez que sentir vontade de beliscar beba um copo de água e espere quinze minutos para ver se a vontade persiste. Beba pelo menos oito copos de água por dia para ter boa saúde.


10• Não caia na armadilha da dieta TUDO OU NADA.
A mentalidade do tudo ou nada sempre fracassa porque você está disposto a aceitar a derrota logo na primeira recaída. Ninguém é perfeito, deslizes e recaídas acontecem com todos e você não precisa se punir por isso. Encare os deslizes como oportunidades de identificar o que te atrapalha ou abala, afim de que possa se preparar para enfrentar  melhor a situação da próxima vez. Assim que você se livrar da mentalidade tudo ou nada e começar a reconhecer as pequenas conquistas, será mais fácil atingir seus objetivos e aproveitar o caminho até lá. Não seja radical a ponto de eliminar grupos inteiros de alimentos como grãos ou laticínios, prometer cortar todo o açúcar, gordura ou carboidratos e também não é preciso que passe o dia inteiro na academia. Comece aos poucos e vá aumentando gradualmente. Faça da atividade física um momento de prazer. Transforme seus pensamentos e seja positivo. Encontrar o equilíbrio é sempre uma boa escolha. Aproveite sua vida. Aceite-se, respeite suas fraquezas procurando sempre melhorá-las. Permita-se ter prazer na vida e alegre-se com as pequenas vitóriasNão espere para ser feliz só quando alcançar seu objetivo, afinal manter o peso e a saúde é um processo contínuo.

Agora que você já sabe que caminho seguir, precisa firmar um compromisso consigo mesmo de hoje em diante, não apenas para emagrecer e manter o peso, mas para mudar os hábitos e, desse modo, assegurar sua saúde. 

 Como não sou profissional na área da saúde, aconselho que você procure alguém qualificado para te recomendar a dieta mais adequada para suas necessidades pessoais. As dicas que dei aqui, são as que uso no meu dia a dia.
Espero ajudar e inspirar vocês a terem uma vida mais saudável!

Se tiverem dúvidas relacionadas ao assunto, deixem nos comentários que terei prazer em responder.
Sintam-se à vontade também para compartilhar dicas e experiências que vocês tenham relacionadas à dietas. 

Beijinhos e até logo! 





Obs.:O conteúdo desse post tem como referência o livro "10 armadilhas que detonam a dieta de uma mulher".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram

Últimos tweets

Google+ Followers